terça-feira, 20 de novembro de 2012



Filme de Jorane Castro terá estreia oficial na comunidade onde foi produzido. A ação integra o 31º Arte Pará.


Da Redação

Quando criou o roteiro de "Ribeirinhos do Asfalto", a cineasta Jorane Castro pretendia falar da relação entre a Belém urbana e a Belém ribeirinha contando uma história de apelo universal: uma família humilde do interior encara o momento de mandar a filha estud...
ar na cidade grande. Com a ajuda de sua mãe Rosa (Dira Paes), a jovem Deisi (a estreante Letícia Cardoso) quer realizar o sonho de morar na cidade que ela vê de sua casa, do outro lado do rio. "Belém tem essa particularidade: é uma cidade rodeada por 39 ilhas, mas muitas vezes esquecemos disso. Então eu quis tratar dessa relação, mostrar como essas duas partes se integram", diz a cineasta.

Depois de conquistar seis prêmios em festivais nacionais e participar de mostras no Brasil e no exterior, "Ribeirinhos do Asfalto" finalmente terá seu lançamento oficial em Belém. E o local não poderia ser outro: a Ilha do Combu, uma das locações do filme e, afinal, sua maior inspiração. A estreia integra a programação do 31º Arte Pará, que tem Jorane Castro como convidada especial. Para ela, é uma grande alegria exibir o filme para a comunidade que ajudou a produzi-lo.

A cineasta, que tem se dedicado a uma abordagem sensível sobre a Amazônia, sem cair na armadilha dos estereótipos, diz que sempre achou a capital paraense muito cinematográfica, por equilibrar cenários aparentemente díspares. Ao mesmo tempo, ressalta a importância de se propor discursos e olhares sobre a região. "As pessoas não estão acostumadas a ver o Combu ou mesmo o Ver-o-Peso nas telas", afirma, acrescentando que lá fora o filme tem sido muito bem recebido.

O principal desafio, revela, foi trabalhar com uma equipe reunindo cerca de 70 pessoas em áreas movimentadas como o Ver-o-Peso. "A feira não para, então tive que captar esse mercado vivo, ao mesmo tempo em que os atores estavam interpretando e havia figurantes por todo canto", relembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário