GRUPO REGGAE SOLIDÁRIO.
O Grupo Reggae solidário é um movimento cultural organizado, criado em 2009 inicialmente com a proposta de promover, divulgar e fortalecer o trabalho da cultura reggae. Durante esses anos, passou a contribuir também com os grupos culturais em sua organização auxiliando-os profissionalmente para a valorização dos seus trabalhos. Atua nas periferias e em diversas ilhas ribeirinhas no entorno de Belém do Pará, levando apoio moral, substancial, cultural e de lazer a grupos e comunidades populares e de expressão cultural fortalecendo e objetivando contribuir na formação e capacitação em busca de sua autonomia auxiliando-os mutuamente para que as diversas produções culturais não desapareçam e se tornem fonte de renda.
NOSSA HISTORIA
No ano de 2009, Jean Roots da “Toca dos Gatos” e Carol das “Ladys do Reggae” conversando sobre o crescimento do reggae em Belém em termos comerciais notamos o tamanho da carência de informações sobre a verdadeira cultura reggae, falta de projetos sociais e culturais dentro do reggae, devido essa necessidade surgiu a ideia de realizar um projeto, que denominamos “Natal Solidário”, esse evento reuniu diversos movimentos e varias pessoas simpatizantes da causa, com o sucesso e a gratificação das pessoas beneficiadas o projeto se fortaleceu e a união de Jean Roots, Francisco Junior, Dilene Costa, Léo Costa, Dandara Costa, Iran Cardoso, Ras Douglas, Jaqueline Santos, Ellen, Manuela Lima, Fabinho Roots, Marcelle Silva, Marcio Costa, Irene Souza, Rodney Costa,Emanuela Almeida, Márcia Costa, Luíza, Telma Oliveira Lobato e outros decidimos continuar com a proposta e Após alguns anos, formou-se então o Grupo Reggae Solidário o “Grupo Reggae Solidário” em Belém do Pará no ano de 2009, a proposta inicial foi de promover eventos de reggae gratuito com fins filantrópicos e reverter em ações sociais, além de estimular o público a refletir sobre as mensagens de paz, união e humildade, transmitidas nas letras da música reggae e conseqüentemente orientar os adolescentes a praticar atos de cidadania longe das drogas.. Hoje formamos uma família, e todos que acreditam na arte e cultura como forma de transformação social aderem aos nossos objetivos.
OBJETIVO
Existente desde 2009, o “Grupo Reggae Solidário” vêm com o objetivo de proporcionar união e organização dentro do movimento reggae, informação, lazer, diversão e melhoria na qualidade de vida de nossa região, além de realizar ações com o intuito de resgatar a cidadania e interação social das comunidades menos privilegiadas. Do resultado desse trabalho, surgiu a Associação de Cultura Projeto Reggae. Auxilio cultural e educacional a crianças e adolescentes menos privilegiados
COMO NOS ORGANIZAMOS?
Estamos organizados em um Núcleo de Base, com gestão organizada e especifica de cada função (coordenação geral, coordenação de projetos, financeiro, integrantes, colaboradores e simpatizantes e etc.) trabalhamos os locais de estudo, moradia, trabalho ou áreas de interesse, como solidariedade, comunidades carentes, ecologia, direitos humanos, etc.) Este núcleo é a base do Grupo Reggae Solidário e a partir deles desenvolveremos nossas atividades.
O QUE FAZEMOS?
Atuamos no campo de lazer, educação e cultura. Elaboramos propostas que contribuam nas soluções das graves situações da região periférica, refletimos os problemas das diversas comunidades analisados suas carências e elaboramos propostas que contribuam na solução dos mesmos, dentro de uma ótica social. Realizamos ações para conscientizar os jovens e adultos sobre as causas e conseqüências da situação atual, discutindo com eles nossas propostas alternativas, que visam vencer a crise construindo o futuro através da luta e aprendizado. Atuamos nos movimentos sociais e apoiamos as organizações junto ao reggae em suas diversas expressões
AÇÕES:
Tradicionalmente o Reggae de Natal Solidário (Junto as ilhas Ribeirinhas)
Arrecadamos os brinquedos o ano todo através de doações e no segundo semestre realizamos dois eventos para finalizar essa arrecadação já que a cada ano aumenta o numero de pessoas a serem beneficiadas.
Projeto Cinema Comunitário, projeto que visa levar entretenimento a comunidades que não tem a oportunidade de apreciar essa arte cultural, exibimos temáticas apropriadas ao contexto real de cada comunidade dentre vídeos e documentários sobre a cultura reggae e lanches depois das sessões já que percebemos a necessidade das pessoas das mesmas.
Fazemos oficinas de diversos segmentos, nas comunidades estudadas de acordo com sua carência.
Fazemos parte da organização do calendário reggae em Belém dando idéias e contribuindo para a realização de vários projetos e eventos durante todo o ano.
O grupo reggae solidário está à disposição de qualquer entidade, movimento, grupo, organização ou comunidade para ajudá-la dentro de sua necessidade da melhor forma possível.
Nossos eventos não possuem fins lucrativos, porém solicitamos ajuda de custo para os profissionais envolvidos, e para as oficinas realizadas, além de exigir muitas vezes alimentos, roupas, brinquedos e etc. Nas bilheterias das casas que realizam os eventos, onde revertemos para as ações do Grupo Reggae Solidário.
E outros...
.
LOCAL
Estamos com sedes provisórias na TV. 14 de março nº1783 (entre Av. Nazaré e Av. José Malcher.)
Ou
Travessa 03 de maio, 123
Entre Diogo Moia e Oliveira Belo
CEP 66060-600 - Belém-Pará-Brasil
Auxilio cultural e educacional a crianças menos privilegiadas.
Atuamos no campo de lazer, educação e cultura, participamos com idéias e propostas conjuntamente com agremiações de escolas, núcleos de bases e ONGs. Além de associações culturais e de amigos de bairro. Realizamos: eventos esportivos, oficinas de artes e música, incentivo à leitura, campanhas de conscientização temática, realizações de festas beneficentes gratuitas, realizamos o cinema comunitário (distribuímos, hot- dogs, cachorro quente. realizamos brincadeiras e sorteios de prêmios durante os eventos etc..) e entregas de brinquedos em datas comemorativas.
Criar uma associação cultural de reggae em Belém do Pará, assim como conseguir uma sede oficial, onde os movimentos organizados possam nesse espaço trabalhar a cultura do movimento assim como diversas oficinas e cursos, espaço dedicado a se conhecer mais sobre o verdadeiro sentido da cultura e movimento reggae.
Impressão e distribuição gratuita de informativo cultural (revista) (Info Reggae Solidário) Revista direcionada aos adeptos da musica e cultura reggae, com informações dos bastidores, agenda de eventos solidários de reggae em Belém do Pará, biografia de músicos e divulgação de bandas, projetos em andamento enfim um canal de interação e informação do regueiro, pra isso precisamos de parcerias com gráficas.
SUBSÍDIOS PARA ESTRUTURAR O PROJETO
Doando materiais ou alimentos
Participando como colaborador ou doador de algo que estejamos precisando para determinado evento.
Divulgando nossos eventos e nosso grupo para que eles cresçam cada vez mais e assim produzir-mos shows e festas beneficentes assim como oficinas profissionalizantes e outros projetos cada vez com mais qualidade.
Adquirindo camisetas e adesivos e outros produtos do “Grupo Reggae Solidário”
Entrando para o grupo.
Portanto, não perca tempo, Junte-se aos nossos trabalhos para num só corpo, transformarmos uma sociedade destruída pela maldade e egoísmo e desunião em uma nação onde o ser humano possa viver de forma digna, madura e com amor ao próximo.
conclusão:
A imagem que se faz da juventude, muitas vezes, produz visões e rotulações distorcidas sobre a realidade deste grupo social. Idealizada a partir de alguns conceitos, que reclamam de maior engajamento direto do jovem em questões políticas, como ocorreu no passado, ou julgada por setores que encaram esta fase da vida como sendo um momento apenas de crise e de problemas, a juventude, entretanto, está construindo novos caminhos e formas de participação na sociedade.
Trata-se de um momento particular e complexo do cotidiano juvenil. De um lado, são os jovens as maiores vítimas do desemprego e da violência. De outro, a criatividade, a irreverência e a esperança no futuro, características deste grupo etário, fomentam um novo sujeito social que se inventa e recria formas variadas de atuação.
Neste contexto, por suas múltiplas práticas e experiências, a cultura e a musica são ferramentas de inserção social com enorme potencial entre as gerações mais novas. Além disso, a cultura e a musica permeia todas as demais áreas de abordagem terapêutica, disciplinar ou de formação, como a educação, a qualificação para o trabalho, o atendimento social e psicológico e as medidas de proteção.
Coordenação:
Jean Roots: 91 81908502
Iran Cardoso: 91 81132703
Fabinho Roots 91 81973011
Ras Douglas 91 82034887
Dandara 91 89511193
Acesse o Facebook e Blog:
https://www.facebook.com/gruporeggae.solidario
GRUPO REGGAE SOLIDÁRIO
Belo trabalho em parceria com alunos de publicidade da FAP.
ResponderExcluir