segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


O QUE É O PROJETO?
              O cursinho popular ENEM SOLIDÁRIO é uma iniciativa dos estudantes de graduação em diversas licenciatura do bairro da Cremação, que são da periferia e tiveram dificuldades na preparação para os vestibulares e gostariam de devolver esse presente em forma de iniciativa para comunidade do bairro e fortalecendo projeto para direcionar a outros bairros periféricos e carentes destas iniciativas. O projeto consiste em preparar o aluno em todas as áreas do conhecimento. A iniciativa tem uma base pedagógica em instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos e sua interação com a sua realidade. Esse método permite a construção de uma aprendizagem baseada na observação, na discursão dos conteúdos e no fortalecimento do conhecimento que existe dentro de cada aluno.
              O Projeto proposto é fundamentado na observação, experiências e descobertas. Estimulados para a construção dos conhecimentos através da quebra do tradicionalismo, e propondo participação e envolvimento nas aulas.
              O Cursinho popular terá apoio de estudantes de diversas áreas, alunos de licenciatura que lançam de forma incipiente e alguns com algumas experiências na docência, para adquirirem experiências profissionais, mesmo esses alunos ainda estarem na graduação (sua grande maioria) a academia oferece suporte pedagógico e conteúdo de suas respectivas disciplinas para ministrarem aula, além de iniciarem estabelecer um contato com seu público alvo.

3. OBJETIVOS

              Temos toda a prevenção de nossas atividades, usar as ferramentas pedagógicas e relação com a comunidade. Diante destas informações os objetivos do cursinho popular serão
1 – Utilizar a educação como ferramenta de transformação
2- viabilizar ao alunado ingressos ao ensino superior, através de aulas expositivas, fazendo reforço do conteúdo e revisões, como resoluções de exercícios.
3-Oferecer aulas gratuitas e de qualidade aos estudantes, orientar para serem cidadãos mais autônomos e dotados de uma consciência global.
              

 4.FINALIDADE
              O projeto tem a finalidade de oferecer vagas, através de entrevistas com os candidatos, e receberá e assistirá o jovem e adulto, que por ventura não tenham condições em arcar com os custos de mensalidades de cursinhos. O aluno que reside no mesmo bairro ou arredores da comunidade, que se localiza o projeto, ainda não necessita se deslocar ou pagar tarifas de transporte, pois terá a localização próxima a sua residência
               O proposito deste plano não será apenas restrito a educação, mas fomentar informações, propor autoestima e melhores perspectivas de vida a esses estudantes.
                Sabemos do desafio de direcionar o jovem e adulto a universidades, por isso este projeto de cursinho popular deve ser observado com uma boa iniciativa dos estudantes de graduação do bairro da Cremação. Buscamos parcerias que possam contribuir para o crescimento deste plano de ensino possa crescer e oferecer oportunidades.

5.METODOLOGIA
                 A chamada dos alunos será através de radio comunitárias, bicicleta som, informações deixadas nas escolas públicas, informações no CRAS e participações populares, para divulgação tenha um grande alcance. A participação do aluno será através de entrevista. O cursinho não tem fim lucrativo e utilizamos aplicativo de mensagens instantânea e e-mail para enviar as apostilas de conteúdo programático e exercícios, assim possibilita o acompanhamento do aluno com conteúdo ministrado pelo professor. Mas eventual circunstância que o aluno não possuía aparelhos smartphones para acompanhar as aulas, sentará ao lado de um colega que possua o aparelho ou professor ou próprio aluno faça a impressão do material.
                O método utilizado pelos professores será uma abordagem cotidiana, relacionando disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade; Funcionamento do cursinho será de segunda a sexta, das 19:00 h às 21:40 h, e aos sábados de domingo por volta de 8:00 h as 13:20 contará com todas as disciplinas cobrados pelo ENEM.









Os alunos que possuem condições de frequentar escolas particulares, em regra gerais, há condições de se preparar melhor para os conteúdos de exames de vestibulares e o ENEM, frequentando cursinhos preparatórios pré-vestibulares, acesso a matérias didáticos, compra de revistas direcionadas ao vestibular. Enquanto os estudantes de escolas publicam é negro ou pardo e mora na periferia da cidade, vive muitas das vezes em condições de moradia e sanitárias precárias, compromete ainda mais seus desempenhos – ainda que tente estudar para exames por conta própria, acaba perdendo sua vaga para aqueles que tiveram mais oportunidade de fazer uma boa preparação para o vestibular.


 Com proposito de diminuir essa diferença, e promover um equilíbrio de oportunidades, na tentativa de criar embasamento dos conteúdos cobrados em exames de vestibulares, que coincidem com o do ensino médio, e possibilitar o ingresso destes estudantes no ensino superior. Seja mais justa, e promover a essa equidade criamos o projeto cursinho popular ENEM SOLIDÁRIO, que atenderá as comunidades locais e arredores, sendo próximos objetivos propagar a iniciativa para outros bairros periféricos para ganhar mais alcance dos jovens que tenham desejo de entrar em um curso superior.
                                      
















 Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, seu intuito principal é colaborar com estudantes que não possuem condições em arcar com despesas de cursinho preparatórios. Isso só será possível se tivermos uma boa preparação e estimular o senso critico dos alunos, abordando conteúdo programático de forma que possam relacionar com seu cotidiano, e assim facilitando sua compreensão e estimulando o prazer em estudar, consequentemente os transformando-os.    





























Um comentário: