sexta-feira, 11 de maio de 2012

31 anos sem Bob Marley!


Bob Marley
(Cantor de reggae e guitarrista jamaicano)
5-2-1945, St. Ann
11-5-1981, Miami, Flórida
Robert Nesta Marley foi o responsável por levar o reggae da Jamaica para o mundo. Filho de Cedella Booker, uma jovem negra, e do capitão Norval Marley, um inglês branco de meia idade, Bob conheceu pouco o pai.
No final dos anos 1950, mudou-se com a mãe para Trench Town (ou Cidade do Esgoto), uma favela da capital, Kingston, onde cresceu junto com seu amigo Neville O’Riley Livingston, conhecido como Bunny, com quem começou a tocar instrumentos improvisados.
O som que faziam era influenciado pelas músicas captadas das emissoras do sul dos Estados Unidos que tocavam Ray Charles, Curtis Mayfield e outros.
Nessa época, Bob conseguiu um emprego numa funilaria, mas um acidente no trabalho o fez largar o emprego e investir na música, junto com Bunny. Eles foram ajudados por Joe Higgs, um cantor que ainda morava em Trench Town e dava aulas de canto. Numa dessas aulas Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh. Com ele formariam o grupo “Wailing Wailers”.
Em 1962, Bob Marley foi ouvido pelo empresário Leslie Kong que o levou a gravar algumas músicas. A primeira delas foi “Judge Not”. Os “Wailing Wailers” ganhou a simpatia do percussionista rastafari Alvin Patterson, que os apresentou ao produtor Clement Dodd.O primeiro “single” do grupo, “Simmer Down”, foi lançado em 1963. Nessa ocasião, Bob recebeu uma passagem para os Estados Unidos, enviada por sua mãe, que tinha se casado novamente e mudado para Delaware.
Antes da viagem, Bob conheceu Rita Anderson, uma cantora iniciante, com quem se casou em 10 de fevereiro de 1966. Marley passou oito meses com a mãe e retornando a Kingston mudou o nome do grupo para “The Wailers”. Os Wailers criaram um novo selo, o Wail’N'Soul, que não vingou.
O grupo sobreviveu compondo para o cantor americano Johnny Nash com quem Bob viajou à Suécia em 1971, ocasião em que assinou contrato com a CBS. Em 1972, os Wailers promoveram o “single” “Reggae on Broadway” e fizeram o primeiro álbum, Catch A Fire.
No ano seguinte fizeram uma série de apresentações na Inglaterra e nos EUA. No mesmo ano o grupo lançou Burnin, que incluía novas versões de algumas das suas músicas, junto com faixas como “I Shot The Sheriff” (que se tornaria um sucesso mundial na voz de Eric Clapton).
Natty Dread, álbum lançado em 1975, tinha “No Woman, No Cry”. Rastaman Vibrations, o álbum seguinte, atingiu o topo das paradas americanas. Bob decidiu dar um concerto no Parque dos Heróis Nacionais de Kingston, em 5 de dezembro de 1976. Logo após o anúncio do show, o governo convocou eleições para o dia 20 de dezembro. Na tarde do concerto Bob teve sua casa invadida e foi alvejado. Mesmo ferido, subiu ao palco.
Logo depois mudou-se para Londres, onde gravou o álbum Exodus, que esteve nas paradas inglesas por 56 semanas seguidas. Em 1978 fez sucesso com Kaya e voltou à Jamaica para o “One Love Peace Concert”, quando fez com que o Primeiro ministro e o líder da oposição dessem as mãos no palco. Depois foi às Nações Unidas, em Nova York, para receber a Medalha da Paz.
   No fim do ano, Bob visitou a África pela primeira vez. Uma turnê pela Europa e América rendeu o segundo álbum ao vivo: Babylon By Bus. Survival foi lançado em 1979 e incluía “Zimbabwe”. Em 1980, o grupo foi convidado para tocar na cerimônia de independência de Zimbábue. O disco Uprising foi lançado em 1980 e gerou uma grande turnê pela Europa e Estados Unidos. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas caiu doente. Teve um câncer em um membro, mas se recusou a fazer uma cirurgia de amputação por motivos religiosos. Após vários tratamentos em diversos países, Bob Marley morreu num hospital de Miami aos 36 anos.




Seu verdadeiro nome era Robert Nesta Marley. Divulgou o reggae jamaicano no Ocidente sem fazer concessões à música comercial. Suas gravações, iniciadas em 1961, caracterizavam-se pelo ritmo da música e pela crítica social, que falava da repressão aos negros, sobretudo na Jamaica. Seu primeiro sucesso internacional, com a banda The Wailers, em 1975, foi No, Woman no Cry. Seguiram-se outros como I Shot the Sheriff, famosa pela interpretação de Eric Clapton, e o combativo Get up, Stand up. Músico carismático e praticante do culto rastafári, foi aclamado em seus concertos na "Babilônia", apelido dado à Europa e aos Estados Unidos, civilizações cujo destino, segundo ele, seria um ocaso definitivo. As gravações desses concertos estão no álbum Babylon by the Bus (1978).

Biografia de Bob Marley
Robert Nesta Marley, o grande Bob Marley, foi um cantor e compositor jamaicano que expandiu os limites do reggae aos quatro cantos do planeta.

Nota pessoal: Suas músicas falam quase sempre de amor e paz, mas, infelizmente, quando as pessoas pensam em Bob Marley, geralmente pensam em maconha, o que acaba comprometendo sua imagem para com a sociedade e para quem curte Reggae... Bob Marley era da religião (mais precisamente um modo de vida) rastafari, e nesta era costume fumar ganjah (maconha) para cultuar Jah (Deus), e muitas pessoas, por falta de informação e preconceito, não entendem essa concepção e julgam sem saber um dos maiores homens de nosso tempo. Bob Marley foi o cara mais louco e mais sensato do mundo ele era sobrenatural

Salve Bob, suas ideias e musicas viverão para sempre em nossas cabeças.


Ficará para para sempre marcado em tudo seja na musica,seja na nossa mente..porque afinal ele queria ser uma maconha para mudar a nossa cabeça e a concepção horrivel que todos temos,de certa forma ,do mundo
viva o regee!!!!!!!(...)


Em 1964, formou o grupo The Wailers (na época, Wailin'Wailers ou Wailin'Rudeboys), que incluía Peter Tosh e Bunny Livingston.

Seu primeiro sucesso foi "Simmer Down". Mas foi com No, Woman no Cry que consquistou o mundo. Seguiram-se I Shot the Sheriff, famosa pela interpretação de Eric Clapton, e Get up, Stand up.

Bob Marley faleceu em 1981, mas sua influência é sentida até hoje.
Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário