quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Peter Tosh




Em 2013 Completam 26 anos de falecimento do cantor jamaicano Peter Tosh.


Peter Tosh é homenageado pelo governo jamaicano 25 anos após sua morte.

Fundador dos Wailers, ao lado de Bob Marley, foi assassinado por ladrões em 1987
em Kingston, Jamaica .Vinte e cinco anos após ser assassinado, o ícone do reggae Peter 

Tosh recebeu uma homenagem do governo da Jamaica por suas contribuições para a cultura do país. A filha do músico e compositor, Niambe, professora em Boston, nos EUA, recebeu a “Ordem do Mérito” póstuma, terceira maior honraria do país ,em nome do pai.

Tosh foi um dos fundadores dos Wailers, formando o trio principal do grupo com Bob Marley e Bunny “Wailer” Livingston. Seu trabalho com a banda e álbuns solo como “Equal Rights” ajudaram a tornar o reggae um sucesso internacional. Tosh foi assassinado aos 42 anos em 1987, por ladrões que invadiram sua casa.
O sempre franco e desafiador Tosh era conhecido por denunciar o apartheid, a corrupção governamental e pedir a legalização da maconha. Colegas e fãs classificam o guitarrista e cantor esguio como um artista hipnotizante e carismático.
Tosh foi possivelmente a figura mais controversa do reggae. Durante o concerto One Love Peace, organizado pelo governo em 1978, ele acusou publicamente os líderes jamaicanos e a classe média de apoiar a brutalidade policial e as guerras entre gangues, num lendário discurso de 20 minutos. A mídia do país criticou duramente a fala de Tosh, diante de 200 jornalistas estrangeiros e o primeiro-ministro.
Por suas opiniões inflexíveis e pela insistência em fumar ganja em público, o músico rastafari apanhou da polícia em várias ocasiões, ganhando 32 pontos na cabeça, uma costela quebrada, um braço fraturado e uma perfuração no baço em algumas dessas altercações, de acordo com seu ex-empresário Herbie Miller.
Para Miller, que também é curador do Museu da Música da Jamaica, a homenagem demorou para ser feita. Há anos ele defendia entre políticos jamaicanos que o valor de Tosh fosse reconhecido.
“Quando você defende a verdade, os direitos e ataca o sistema, o reconhecimento do governo demora a aparecer”, disse.
Roger Steffens, um conhecido historiador do reggae que entrevistou Tosh em várias ocasiões, lembra que para o músico prêmios da “Babilônia” , termo utilizado pelos Rastafaris para definir o mundo ocidental e as realidades inadequadas da vida ,não faziam sentido.
Como Marley, Tosh “acreditava que ‘a Babilônia não dá frutos’ e prêmios dos opressores não tinham valor. Se os útlimos 25 anos teriam amaciado (ele) ou o tornado ainda mais militante, é difícil prever”, avalia Steffens, que descrevia Tosh como o “Malcom X do reggae”.
Mas para a família de Tosh, a cerimônia desta segunda-feira foi uma grande acontecimento. Andrew Tosh, veterano músico que tinha 20 anos quando o pai foi morto, disse que o prêmio ajudará a manter vivo o legado cultural da lenda do reggae.



Com os Wailers, Tosh compôs o hino “Get Up, Stand Up”, além de “400 Years”, uma canção mordaz sobre a escravidão.
Após deixar o grupo em 1973, quando o álbum dos Wailers “Catch a Fire” alcançava sucesso global, Tosh formou sua própria banda, Word, Sound and Power, com músicos como Sly Dunbar,Robbie Shakespeare,Robbie Lyn,Donald Kinsey,Mikey ´Mao ´ Chung e Keith Sterling,e escreveu mais músicas de conteúdo político. “Mama Africa” denunciava o apartheid,regime de segregação racial da África do Sul..
--------------------------------------
http://oglobo.globo.com/cultura/peter-tosh-homenageado-pelo-governo-jamaicano-25-anos-apos-sua-morte-6413984


O concerto comemorativo Peter Tosh Celebration Concert, será realizado em 18 de outubro de 2012 (o astro nasceu em 9 de Outubro de 1944)..
Celebrações previstas para marcar um número de marcos miliários no legado de Peter Tosh, serão realçadas por um concerto com muitas etrelas presentes numa quinta-feira, 18 de outubro no Pulse Center, Studio 38, começando dia 20. As comemorações consistem em primeiro lugar do prêmio póstumo da ordem do mérito de Tosh neste dia de heróis nacionais, 15 de outubro, seguido por uma recepção privada imediatamente após a cerimônia. Eles então culminarão com o concerto no dia 18 de outubro, qual evento vai fluir em suas festas de aniversário, à meia-noite, 19 de outubro.
Os eventos de Tosh são apresentados por Peter Tosh Estate e Pulse.  O Pulse Center teve um relacionamento longo e histórico com Tosh e seu legado.O último concerto de Peter antes de sua morte prematura foi o Pulse’s Superjam no dia 31 de Dezembro de 1983.O Pulse tem prendido por muito tempo os direitos para o vídeo do show, alguns dos quais serão mostrado durante o período das comemorações. O concerto de 18 de outubro irá beneficiar inteiramente o imobiliário de Peter Tosh e caridade relacionadas, juntamente com a planejação do Museu Peter Tosh.Peter Tosh é um Wailer original e um dos maiores artistas de reggae de todos os tempos.Um terço do trio que também incluía a Bob Marley e Bunny Wailer, suas muitas realizações são uma parte fundamental da história musical da Jamaica. Ele é reverenciado por muitos como provavelmente o mais radical revolucionário artista a ser produzido pela cultura musical da Jamaica. Suas lutas pela igualdade de direitos e de Justiça, um dos temas de várias de suas canções, assim como sua campanha para a legalização da maconha, são algumas de suas idéias, promovido há muitos anos atrás, muito antes destes se tornarem conceitos populares. Outra foi sua oposição inicial contra ao apartheid, recusando-se a realizar em Israel, devido a ligações do país com a África do Sul na época.
Em sua última turnê em apoio de um dos seus maiores álbuns ´Mama África´, que gerou o hit single Johnny Be Good, Tosh finalmente conquistou o mundo, convertendo muitos opositores (que anteriormente citavam seu estilo radical como um fator negativo), a sua filosofia e importância como um Messias musical. O world tour terminou com um tour de uma performance no Reggae Superjamin em Kingston.Que show em dezembro, que deixou o seu público encantado, foi considerado por muitos que tiveram a sorte de vê-lo, como um dos maiores espetáculos musicais jamais vistos em solo jamaicano.
Seu impacto internacionalmente é melhor entendido com o contexto de  muitos os grandes artistas do seu tempo, como Mick Jagger e os Rolling Stones, um dos grupos que fizeram gravações e performances marcantes com Tosh. Outros, como a estrela do rhythm and blues Gwen Guthrie, bem como os lendáriso Sly and Robbie, fizeram alguns dos seus melhores trabalhos com Tosh e desempenharam um papel importante em sua metamorfose musical.
Vários grandes artistas a partir de então e agora confirmaram sua aparição no concerto de outubro, como eles executam seus hits (bem como os seus próprios) em homenagem à sua vida, sua música e seu legado, o que sem dúvida será um evento mais memorável e montagem. O concerto também irá fornecer a plataforma para um evento comemorativo anual, todas as receitas que irão beneficiar a extensão do legado de Peter Tosh e caridades relacionados acima indicadas..
O show desse ano em 20 de Outubro de 2012 vai trazer grandes nomes comoAndrew Tosh,The Mighty Diamonds,The Tamlins,Ky Mani Marley,Junior Reid,Josey Wales,Pinchers,Marcia Griffiths,Cenc Love (filha do Bunny Wailer),Tuff Gang,e outros artistas..

---------------------------------------------------------------
 24th Annual Peter Tosh Birthday Celebration Concert~ Saturday October 20 ~ Ashkenaz, Berkeley with Tosh 1, Sister I-Live and more
Calendar Listing: 
Saturday, October 20 
24th Annual Peter Tosh Birthday Celebration Concert featuring Tosh 1, 
Sister I-Live, Nyabinghi Drummers and more 

Nenhum comentário:

Postar um comentário