quarta-feira, 20 de abril de 2011

A LENDA DA IARA


A LENDA DA IARA


                   Os pescadores caboclos das cidades ribeirinhas, quando saiam em seus barcos em busca de realizar uma grande pescaria ,acabavam ficando muitos dias longe de casa. Mas a viagem lhe causava certo temor, pois ouviam histórias de outros pescadores, que poderiam encontrar a deusa das águas, Iara, que quando aparecia envolvia os pescadores com seu canto e era impossível resistir. 
Em certa manhã bem cedinho, Luís, um belo jovem caboclo, estava pescando, enquanto seus companheiros ainda dormiam. Começou a escutar uma música muito bonita que falava de um grande amor pela mãe natureza, com uma melodia que nunca havia ouvido antes, parecia ser a voz de uma mulher, saiu mansamente procurando aquele som suave de tom maravilhoso.
 De repente diante dele, viu algo que o deixou trêmulo, uma linda sereia, sentada em uma pedra que ficava as margens do rio, que linda ela era!Com seus longos cabelos negros enfeitados com flores de mururé e olhos verdes que brilhavam como as estrelas, sua voz era fascinante, sua imagem refletia no espelho das águas.
 Serenamente lhe perguntou se não gostaria de conhecer seu palácio no fundo das águas, pois ela era a guardiã das águas e fora enviada para defender os rios contra a poluição dos homens que estavam sujando-os, contaminando todos os peixes e somente com ajuda de um ser humano poderiam vencer aquele mal.     
 Luís já totalmente enamorado largou sua rede, se deixando convencer pelos argumentos e a inebriante beleza da bela sereia, pulou nas águas segurou delicadamente na mão da amada e mergulharam rapidamente para o fundo das águas.
Quando seus amigos acordaram, viram somente o rabo de peixe da Iara, que era todo colorido e escamado, nadando alegremente, em direção as curvas do rio. Então entenderam que Luís tinha sido encantado e que nunca mais voltaria.

                   Fique sabendo mais:

                   O mito da sereia pode ser conhecido em várias culturas diferentes, na Espanha chama-se Sirena, na Grécia Nereida, na Alemanha Loreley, na áfrica Kianda.

                                     

                            Nazaré Mello Soares é escritora infantil e pedagoga.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Natal Solidario 2010

Videos do Reggae do Natal Solidários dos Moviementos 2009



                   Projeto Reggae Solidário - A união do reggae em prol da solidariedade.



             O Projeto Reggae Solidário é desenvolvido por pessoas que tem objetivos em comum e que gostam da cultura, e musica reggae tem por finalidade agregar valores e unir cada vez mais as pessoas que vivem nesse ambiente, trazendo paz, amor e união, dentro desse contexto realizamos eventos e doações em prol de comunidades carentes,nossa principal meta é ajudar,comunidades e pessoas que realmente precisam de ajuda, atualmente estamos ajudando duas comunidades ribeirinhas, de IcoaracÍ e outeiro conforme segue: Jutuba e Ilha Longa, com o projeto de aumentar essas ajudas e chegar até outras  ilhas, como  Cotijuba, Paquetá, Ilha Nova, Urubuoca, bem como levando também incentivos morais, e outras oportunidades como: atendimento médico, ações sociais, oficinas, aulas de artesanatos, capoeira, danças, filmes e palestras.
 No natal de 2009 fizemos uma arrecadação dos seguintes: Alimentos, roupas, livros didáticos e Brinquedos, feitos através de eventos solidários pela cidade de Belém, envolvendo diversos movimentos de reggae da cidade da cidade, e foi com esse primeiro contato com eles que surgiu a vontade de continuar este projeto junto a essas comunidades assim como ampliá-lo futuramente, com auxilio de mais pessoas e de outros órgãos ajudando. 
Inf:  Jean Roots - 81908502/87278494
       Dilene - 32256827
       Franscisco Junior - 91963003
       Iran Cardoso - 81132703

Histórico do G.R.S

   
    GRUPO REGGAE SOLIDÁRIO.